• A leitura é a melhor maneira de poder viajar

    Pelo Agrupamento

    O Jornal de Notícias de hoje ...

    O Jornal de Notícias de hoje destacou na página 11 a chegada da delegação portuguesa que participou em Santa Fé, na Argentina na 17.ª Olimpíada Iberoamericana de Química, onde a nossa ex-aluna Catarina Costa arrecadou uma medalha de bronze.

    Diz a notícia:

    "Medalhas para todos os portugueses nas Olimpíadas de Química

    Chegaram de medalha ao peito e foram recebidos no Aeroporto do Porto quase como os atletas: aplausos, abraços e flores. A receção emocionada resumia-se às famílias, convocando a breve atenção dos circunstantes (não consta que estas coisas atraiam multidões) para a delegação à 17.ª Olimpíada Ibero-Americana de Química, na Argentina. Pela primeira vez, toda medalhada - uma de prata e três de bronze.

    
    Medalhas para todos os portugueses nas Olimpíadas de Química
    Ao centro, a Catarina Costa, com a sua medalha
    foto Pedro Correia/Global Imagens

    "Estiveram muito bem, tendo em conta que o tempo de preparação noutros países era maior", diz Diana Pinto, do Departamento de Química a Universidade de Aveiro, onde os finalistas, selecionados entre 500 estudantes do "Secundário" nas Olimpíadas de Química 2011, frequentaram um total de seis dias de aulas de preparação. Ricardo Rodrigues, 18 anos celebrados em plena competição, obteve a medalha de bronze. Representava a Secundária Emídio Garcia, de Bragança, e entrou agora em Medicina, no Porto, com 20. "Sempre me interessaram as ciências exatas e a química tem muito a ver com a carreira que eu queria", conta."

    [Mais informações na edição em papel]
     


    -.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

    A Catarina foi Medalha de Bronze ...

    Medalha de Bronze

    Numa das primeiras notícias neste blogue, demos conta da participação da ex-aluna deste Agrupamento,Catarina Costa, nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Química, que esta ano decorreram em Santa Fé, Argentina.



    Agora, que as Olimpíadas já passaram e que a Catarina e restantes colegas estão de regresso a casa já podemos dizer: PARABÉNS, pela medalha de Bronze conquistada ...


     

    -.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

    Parabéns Catarina ...

    A conquista de medalhas nas Olimpíadas de Química por alunos da Escola Secundária Soares Basto tem levado o nome da Escola bem longe ...

    Desta vez, a nossa aluna, Catarina Costa vai até à Argentina, para onde parte no próximo dia 19.

    Toda a escolaridade da Catarina foi feita em Escolas do Agrupamento Soares Basto – Primeiro Ciclo na EB 1 N.º 4 de Oliveira de Azeméis (Fonte Joana); Segundo e Terceiro Ciclos na EB 2,3 Bento Carqueja e finalmente o Secundário na Secundária Soares Basto.
    Além do seu percurso académico brilhante, a Catariana já tinha conquistado duas medalhas de ouro nas olimpíadas de Química, em 2010, no seu 10º ano de escolaridade, em 2011, quando frequentava o 11º anoe foi selecionada em 2012 para frequentar um curso de formação na Universidade de Aveiro no seu 12º ano. De todo o trabalho árduo se colhem bons frutos e este caso não é exceção.

    A Catarina irá à Argentina de 19 de setembro a 1 de outubro representar Portugal nas Olimpíadas Ibero-Americanas. Entretanto a aluna aguarda com entusiasmo (média de 19,27 valores) a saída das colocações no Ensino Superior (Bioengenharia na FEUP).

    Este não é o primeiro aluno da Soares Basto a representar Portugal. Em 2010, Leandro Marques foi a Cuba nas Olimpíadas Ibero-Americanas, conquistando medalha de bronze.

    Em 2013 os olhos estarão postos no João Rosa que irá, durante este ano letivo, fazer a sua preparação na Universidade de Aveiro.

    Estes alunos, entre muitos, são o orgulho da nossa escola!

    Texto escrito pela Professora Paula Ornelas (GR 510, Física e Química)

    0 comentários:

    Enviar um comentário